Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Maior ponte do mundo inaugurada na China

03.07.11, Planeta Cultural

A China não pára de surpreender e de bater recordes. Desta vez é nas infraestruturas rodoviárias, com a maior ponte do mundo sobre o mar inaugurada ontem, quinta-feira, 30. A obra tem 36,48 quilómetros, custou cerca de 1500 milhões de euros e fica situada na cidade de Qingdao.A China não pára de surpreender e de bater recordes. Desta vez é nas infraestruturas rodoviárias, com a maior ponte do mundo sobre o mar inaugurada ontem, quinta-feira, 30. A obra tem 36,48 quilómetros, custou cerca de 1500 milhões de euros e fica situada na cidade de Qingdao.

 

A ponte levou quatro anos a ser construída e faz a ligação entre a cidade e os subúrbios de Huangdao, na baía de Jiazhou, diminuindo a distância entre as cidades em cerca de 30 minutos. Espera-se que venha ter um tráfego diário de mais de trinta mil carros.

Nesta região fica também situado um dos principais portos da China e a sede de provas olímpicas.

Só pare se ter uma ideia do seu tamanho, ponte Qingdao Haiwan  cobriria facilmente o Canal da Mancha e é quase 4,8 kms mais extensa que a anteriormente recordista, a Lake Pontchartrain Causeway, no Estado de Louisiana, EUA.

A China já tem sete das 10 pontes mais longas do mundo, incluindo a maior e mais longa ponte ferroviária, de 164 quilómetros, a Danyang-Kunshan, que atravessa terra e água nas proximidades de Xangai.

Na área dos transportes, o país também se destacou, recentemente, com a inauguração da maior linha de alta velocidade, que liga Pequim a Xangai ao longo de 164,8 quilómetros.

Finalmente, outro recorde recentemente batido pelos chineses é o do maior gasoduto do Mundo, com 8700 quilómetros. Trata-se do segundo gasoduto de gás natural na Ásia Central.

Curiosamente, todos estes recordes coincidem com o 90.º aniversário do Partido Comunista chinês.

 

 

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui