Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Supercomputador Watson deixa concursos e dedica-se à Saúde

18.02.11, Planeta Cultural

 

O supercomputador Watson, que esta semana venceu um concurso de perguntas e respostas contra dois concorrentes humanos, vai agora ser utilizado na área da Saúde

O Watson foi uma das figuras desta semana ao derrotar dois concorrentes humanos numa edição especial do «Jeopardy», um concurso de perguntas e respostas bastante popular nos EUA.

Agora que o supercomputador criado pela IBM já saiu das luzes da ribalta, os planos da empresa passam por utilizar os seus recursos na área da Saúde, refere o portal Computerworld.

De acordo com um dos defensores do Watson, Eliot Siegel, professor e vice-presidente do departamento de diagnósticos de radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, este supercomputador poderá ser utilizado para ajudar os médicos a analisarem informação contida em ficheiros clínicos.

O investigador acredita que dentro de um ano o supercomputador deverá ser capaz de ler o ficheiro clínico, analisar a informação e apresentar um sumário sobre a condição do paciente ao médico que o está a tratar, realçando aspectos fora do normal ou a ter em atenção.

Em declarações ao portal Eliot Siegel defendeu que o recurso ao Watson «dá-nos o potencial de inaugurar uma nova geração na Medicina».

 

 


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui