Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Bolsas norte-americanas em queda com dados económicos

30.06.09 | Planeta Cultural

Os principais índices bolsistas dos EUA encerraram no vermelho, limitando o "rally" trimestral do S&P500 ao melhor desde 2003 em vez de 1998, que era a situação no fecho de ontem.

A queda inesperada da confiança dos consumidores norte-americanos em Junho e o facto de o incumprimento do crédito ter mais do que duplicado no segmento das hipotecas menos arriscadas contribuíram para o mau desempenho dos mercados accionistas do outro lado do Atlântico.

O Dow Jones fechou a perder 0,96%, fixando-se nos 8.447,53 pontos. No mês, ganhou menos de 0,1%, por pouco entrando na primeira queda mensal desde Fevereiro.

O S&P 500 cedeu 0,85%, para 919,34 pontos. Apesar de ter ganho quase 15% este trimestre, a subida do Standard & Poor’s 500 começou a perder fôlego em Junho, devido aos receios de que os preços das acções já estivessem a reflectir uma retoma económica que afinal pode demorar mais do que se pensava.

O Nasdaq fixou-se nos 1.835,04 pontos, com uma desvalorização de 0,49%.

A Caterpillar, a Expedia e a Starbucks cederam terreno depois do anúncio de que o índice de confiança dos consumidores, medido pelo Conference Board, caiu para 49,3 pontos em Junho, ficando assim seis pontos abaixo da média prevista pelos economistas inquiridos pela Bloomberg.

O Citigroup e o JPMorgan foram penalizados pelos dados divulgados pelo governo, que revelaram que os empréstimos “prime” (os “subprime” são os de alto risco) vencidos e não pagos há 60 dias ou mais aumentaram 2,9% no primeiro trimestre, contra 1,1% no período homólogo de 2008.

“Tivemos um excelente trimestre e agora as pessoas começam a questionar-se sobre o que irá acontecer a seguir”, comentou à Bloomberg um gestor da Paradigm Capital Management, Jonathan Vyorst. “Os fundamentais da economia não estão muito fortes”, acrescentou.
 

Fonte: Jornal de Negócios

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

R. C.
Administrador do Planeta Cultural