Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Nokia-Siemens reconhece a possibilidade de escutas telefónicas no Irão

29.06.09 | Planeta Cultural

A empresa de tele-comunicações germano-finlandesa Nokia Siemens Networks admitiu, nesta segunda-feira (29), que as tecnologias vendidas ao Irão permitiriam a escuta de conversações telefónicas, no entanto, negou que pudessem ser utilizadas para vigiar a internet.

A filial comum da Nokia e da Siemens forneceu ao operador de telecomunicações iraniano TCI equipamentos de vigilância de telefonemas, como parte de um contrato concluído no segundo semestre de 2008, informou Ben Roome, porta-voz do grupo.

"[Esta] função permite a vigilância dos telefonemas e fazia parte de um contrato mais amplo durante nossa ampliação da rede de celulares no Irão", disse, afastando, a possibilidade de espionagem na Internet.

Um apelo a um boicote da número um mundial da telefonia móvel, a finlandesa Nokia, circula na internet, no qual é acusada de ter ajudado o Irão a grampear aparelhos e e-mails durante as recentes manifestações da oposição denunciando fraudes durante a eleição presidencial.

Os tumultos que se seguiram no país fizeram pelo menos 20 mortos no Irão, segundo as autoridades.

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

R. C.
Administrador do Planeta Cultural

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.