Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Os planos da Altice para a Media Capital

01.11.17, Planeta Cultural

A entrada da TVI24 na TDT e o lançamento de canais regionais são alguns dos planos que a Altice quer pôr em marcha se comprar a Media Capital. A aquisição de novos activos de media em Portugal não faz parte dos planos do grupo, que já se reuniu com a Concorrência.

 

Apesar da chuva de acusações e dos recentes pareceres negativos e inconclusivos sobre a compra da Media Capital pela Meo, a Altice está confiante de que a operação vai avançar. Aliás, de acordo com fontes próximas do processo, o grupo francês nem está a equacionar olhar para outros activos de media em Portugal mediante a operação avance ou não.

A expansão da TVI24 para a Televisão Digital Terrestre (TDT) e o lançamento de novos canais, incluindo regionais, fazem parte dos planos da dona da Meo caso consiga fechar o negócio, segundo as mesmas fontes. A primeira intenção poderá avançar quando o Governo abrir o concurso para a entrada de dois novos canais privados na TDT, o que foi anunciado no ano passado mas que, até ao momento, ainda não arrancou.

Outro dos planos da Altice – partilhada ao regulador dos media e à Autoridade da Concorrência (AdC) – está relacionado com a internacionalização dos conteúdos produzidos pela Plural, detida pela Media Capital. Além da exportação de algumas telenovelas para mercados como França e Suíça, que têm uma grande comunidade de portugueses, a Altice quer também começar a produzir outros conteúdos, como séries, a partir dos estúdios da Plural para vender para outros mercados. Segundo as mesmas fontes, parte das instalações da Plural não é utilizada, podendo, desta maneira, reforçar a produção de conteúdos originais.

No que toca aos trabalhadores, as mesmas fontes asseguram que os actuais valores – número de trabalhadores e custos – são eficientes. E com o reforço da produção de conteúdos prevêem aumentar o número de pessoas.

Quando a Altice comprou a PT afirmou, por diversas vezes, que não iria avançar para despedimentos na operadora. Porém, nos últimos meses, como foi noticiado, começou a transferir mais de 150 funcionários para empresas do grupo recorrendo à figura de transmissão de estabelecimento.

Segundo as mesmas fontes, de acordo com a leitura que os responsáveis da Altice fazem da regulação portuguesa, não há nenhum impeditivo à compra. E estão totalmente receptíveis a ouvir e implementar os eventuais remédios propostos pela AdC como, por exemplo, a não exclusividade dos conteúdos da Media Capital à plataforma da Meo. Tal como aconteceu quando o processo estava a ser avaliado pela ERC, a Altice já reuniu com a AdC para responder às questões do regulador, adiantaram. Quanto aos preços que serão cobrados aos rivais Nos, Vodafone e Nowo para distribuírem os canais da Media Capital, reiteram que serão aplicados os valores de mercado. 

 

Leia mais aqui