Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Governo voltou atrás e afinal vai manter a redução da taxa social única

07.01.16, Planeta Cultural

O Governo voltou atrás e propõe manter a redução de 0,75 pontos percentuais da Taxa Social Única (TSU) para as empresas com trabalhadores a receber o salário mínimo.

 

A medida será aplicada a partir de Fevereiro, de acordo com as confederações, e será avaliada trimestralmente. A redução da TSU serve para compensar a subida do salário mínimo para os 530 euros, que entrou em vigor este mês.

 

A redução da TSU abre assim a porta a um acordo entre a maioria dos parceiros sociais, à excepção da CGTP, que sempre foi contra a medida.

 

O anúncio foi feito após a reunião de hoje da concertação social.

 

 Para António Saraiva, da CIP - Confederação Empresarial de Portugal estão criadas as "bases para o acordo" que deverá ser assinado no dia 21.

 

Também o presidente da Confederação do Comércio e Serviços (CCP), Vieira Lopes, garantiu que vai dar parecer favorável ao documento do Governo, tal como a UGT.

 

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse que o aumento do salário mínimo dos 505 euros para os 530 euros resultará num acréscimo de receita para a Segurança Social da ordem dos 80 milhões de euros. Já a redução da TSU terá um custo de 20 milhões, caso todas as empresas adiram à medida.

 

 

 

Se desejar visitar a fonte da informação, clique aqui