Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Fitch mantém Portugal no lixo. Ainda não foi desta que a dívida soberana passou à categoria de investimento

27.03.15, Planeta Cultural

A Fitch optou por manter o rating soberano de Portugal em ‘BB+’, que é o primeiro nível de "junk". Gorou assim as expectativas de quem apontava que seria hoje que Portugal iria sair do lixo.

 

Já em Outubro do ano passado se esperava que a Fitch pudesse retirar a dívida portuguesa da categoria de investimento especulativo, mas já nessa altura a agência optou pela prudência e por esperar por mais desenvolvimentos na economia do país.

 

Apesar dos inúmeros "desenvolvimentos positivos" que a agência identificou, o que levou a que mantivesse a perspectiva positiva para Portugal, o certo é que as debilidades encontradas levaram a que a Fitch continuasse a preferir a cautela.

 

A justificar a permanência de Portugal no lixo está, nomeadamente, o facto de as metas do governo para a redução do défice orçamental estarem em risco. "No entender da Fitch, é improvável que Portugal corrija o seu défice excessivo em linha com os compromissos assumidos com a União Europeia de o baixar para menos de 3% do PIB em 2015", sublinha o relatório, acrescentando que a Fitch estima um défice nominal de 3,1% este ano. 

 

 

Os outros ratings de Portugal

 

A Moody’s elevou em Julho a notação de Portugal para "Ba1", faltando ainda mais uma subida para deixar de ter a classificação de "lixo"  – categoria em que o investimento na dívida portuguesa é considerado especulativo.

 

Por seu lado, a S&P tem uma notação de ‘BB’ para Portugal, que corresponde ao segundo nível de "lixo". Na sexta-feira passada, 20 de Março, elevou a perspectiva de estável para positiva.

 

A agência canadiana DBRS avalia o "rating" de Portugal em "BBB" (baixo) [qualidade de crédito adequada, que é o último nível da categoria de investimento], sendo que a perspectiva é "estável".

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.