Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!

  • Planeta Cultural

    .......deve ganhar pouco no Real de Madrid e preci...







Cinema português de volta ao interior do país

Quarta-feira, 25.06.14

O ciclo Cinema Português em Movimento vai voltar a percorrer no verão as aldeias e vilas do interior do país para «levar a cultura às populações mais isoladas», afirmou o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

 

A 2.ª edição do Cinema Português em Movimento, organizado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) entre 04 de julho e 07 de setembro, foi apresentada, esta quarta-feira, nas instalações do organismo, em Lisboa, onde foram assinados os protocolos com os municípios das localidades abrangidas pelo projeto.

Este ano, a iniciativa engloba onze autarquias: Alfândega da Fé, Aljezur, Arganil, Arronches, Borga, Idanha-a-Nova, Mêda, Oleiros, Penamacor, Sabugal e Vila Real de Santo António.

Durante o verão, quarenta localidades destes onze municípios no interior do país vão receber sessões de cinema com «dez filmes nacionais e uma curta-metragem alusiva aos 40 anos do 25 de Abril», exibidas ao ar livre e gratuitas.

A programação inclui películas como «Amália ¿ O Filme», «Aquele Querido Mês de Agosto», «Fados» ou «A Bela e o Paparazzo».

O secretário de Estado da Cultura referiu que o facto de a iniciativa abranger uma população não muito alargada ¿ há casos de localidades com menos de 500 habitantes - não deve impedir a sua realização.

O mapa da distribuição cinematográfica acompanha a distribuição geográfica da população, sendo que «as dinâmicas populacionais levaram ao longo das décadas a uma concentração da população na faixa litoral, originando uma ausência de ocupação cultural do interior do país», afirmou Jorge Barreto Xavier.

Segundo a presidente do ICA, Filomena Serras Pereira, o projeto visa «divulgar os filmes nacionais» e «favorecer o acesso dos cidadãos à cultura cinematográfica portuguesa».

No ano passado o projeto conseguiu «um total de 4.435 espetadores», em que 54,9% tinha entre 25 e 65 anos, 25,6% mais de 65 anos e 19,5% menos de 25 anos.

Nesta segunda edição, o ICA pretende «superar o número de espectadores da primeira», tendo investido no projeto cerca de vinte mil euros, referiu.

 

 

In' TVI24

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 20:50



Pesquisar

 




Contacto

planetacultural@sapo.pt


Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural

Quantos nos visitaram desde 13FEV2016?