Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Automobilismo - Rali de Portugal: Mais de mil agentes na prova

28.04.10, Planeta Cultural
Organizar uma prova da dimensão do Rali de Portugal implica uma múltipla série de tarefas, muitas das quais não são do conhecimento público, mas que assumem uma importância essencial para que tudo decorra da melhor forma nos dias do rali.

De entre essas tarefas, sobressai a ligação com a Guarda Nacional Republicana, a força de ordem responsável não só pelas zonas de circulação dos concorrentes na parte de estrada aberta mas também pelo controlo e acesso às provas de classificação, zonas de espectáculo e ao Estádio Algarve. De referir que são destacados pelos comandos operacionais de Faro e Beja mais de 1000 agentes para operar no rali.

Este processo começou em meados de Março, quando se realizou uma reunião no Estádio Algarve com a presença dos oficiais e sargentos da GNR responsáveis pelos diversos troços do rali. A Direcção de Prova apresentou a edição 2010, definiu as linhas orientadoras do plano de segurança e entregou a cada responsável o projecto de plano de segurança da respectiva classificativa.

O plano foi avaliado por cada responsável da GNR durante o mês seguinte. Recentemente, a Direcção de Prova realizou uma visita de inspecção a cada troço, acompanhada pelo respectivo responsável da GNR, no sentido de validar o plano apresentado e/ou de lhe introduzir as correcções propostas pela GNR e decorrentes do conhecimento do terreno e da experiência acumulada de edições anteriores. Tais alterações serão introduzidas na versão final do Plano de Segurança do Rali de Portugal.

É evidente que o facto da prova se realizar há vários anos no mesmo local e com poucas variações no seu percurso tem facilitado imenso essa tarefa, mas esta interligação com a Guarda Nacional Republicana não deixa de constituir uma das chaves mais importantes para o sucesso da prova em termos de segurança.



Visite a fonte da informação aqui