Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Comentários recentes

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!

  • Planeta Cultural

    .......deve ganhar pouco no Real de Madrid e preci...

  • Sam

    Para quem gosta de redes sociais e quer ganhar uns...

  • Planeta Cultural

    Com um alvarinho a acompanhar...Ui....mas que peti...






Coreia do Norte realiza exercícios militares, China tenta serenar os ânimos

Terça-feira, 25.04.17

coreia do norte.jpg

 

Continua a escalada de tensão na Península da Coreia. Na véspera de a Casa Branca chamar todos os senadores para um pouco habitual briefing sobre a Coreia do Norte, Kim Jong-Un ordenou o maior exercício de artilharia de sempre do país, ao disparar entre 300 a 400 unidades de artilharia perto da cidade portuária de Wonsan, na costa Este da península, escreve o Independent.

 

O exercício, que serviu para marcar o 85.º aniversário da criação do exército norte coreano, terá sido supervisionado por Kim Jong-Un e coincide com manobras militares dos Estados Unidos na região e a chegada do submarino nuclear USS Michigan à Coreia do Sul.

 

Nas últimas semanas aumentaram os receios de que a Coreia do Norte se estava a preparar para fazer outro teste de armamento nuclear ou um grande lançamento de mísseis, desafiando as sanções das Nações Unidas. Em vez disso, a demonstração de hoje concentrou-se em artilharia de longo alcance. "A Coreia do Norte está a executar esta tarde um exercício de fogo de grande escala na zona de Wonsan", afirmou em comunicado o exército da Coreia do Sul, citado pela Reuters, sublinhando que está a monitorizar a situação e preparado para actuar.

 

Ao mesmo tempo que este exercício era levado a cabo, os EUA elevavam também a parada militar. O super porta-aviões USS Car Vinson deverá chegar em breve à Coreia do Sul, onde já está o submarino nuclear USS Michigan, equipado com mísseis Tomahawk. Ontem, a Casa Branca anunciou que quarta-feira os secretários de Estado e da Defesa dos EUA receberão todos os senadores norte-americanos para um briefing sobre a situação da Coreia do Norte. Uma reunião pouco habitual.

 

Pyongyang continua a mostrar-se desafiante perante as ameaças de Washington. O jornal oficial Rodong Sinmun avisa no seu editorial que vai acabar com o historial de "chantagem" dos Estados Unidos. "Não existem limites para o poder de fogo do Exército do Povo da Coreia, armado com o nosso equipamento militar de ponta, incluindo várias armas nucleares miniaturizadas e de precisão e mísseis balísticos lançados a partir de submarinos", escreve.

 

A China, o único grande aliado da Coreia, tem tentado aliviar a tensão entre Washington e Pyongyang. Esta manhã, enviou para Tóquio o diplomata Wu Dawei para participar em conversas com responsáveis do governo japonês, da Coreia Sul e dos EUA, com o objectivo de evitar o confronto armado. "Esperamos que todos os lados, incluindo o Japão, possam trabalhar com a China para promover uma resolução pacífica da questão e desempenhar o papel, fazer o esforço e assumir a responsabilidade que devem assumir", afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, citado pela Reuters.

 

O New York Times escreve que, nos últimos meses, Pequim tem-se mostrado cada vez mais impaciente com o comportamento norte-coreano. Resta saber se o Presidente Xi Jinping tem influência suficiente sobre Kim Jong-Un para evitar que este ordene um teste nuclear - que poderá servir de pretexto para um ataque dos EUA – ou sobre Donald Trump, para que este não avance com uma solução bélica. Segunda-feira, Xi Jiping falou por telefone com o Presidente dos EUA e pediu-lhe contenção.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 21:01

Nasdaq ultrapassa marco 6.000 pontos pela primeira vez

Terça-feira, 25.04.17

O Nasdaq ultrapassou o marco de 6.000 pontos pela primeira vez esta terça-feira, estimulado pela série dos fortes ganhos corporativos e pela promessa do presidente Donald Trump de um grande plano da reforma fiscal.

Este índice tecnológico sobe 0,55 pct, após ter atingido o máximo recorde de 6.022,58, ajudado pelos ganhos na Biogen BIIB.O e Apple AAPL.O .

O índice quebrou o marco dos 5.000 pela primeira vez a 7 de Março de 2000 e fechou acima desse nível dois dias mais tarde, na altura do 'boom' tecnológico.

As acções da Biogen subiram mais de 4 pct após a empresa de biotecnologia ter divulgado esta terça-feira o lucro e a receita trimestrais melhores do que o esperado. Dow Jones Industrial Average .DJI sobe 1,07 pct, o S&P 500 .SPX soma 0,52 pct, o Nasdaq Composite .IXIC avança 0,49 pct.

Na semana passada Trump prometeu fazer um anúncio de "uma grande reforma tributária e uma redução de impostos" na quarta-feira. O presidente ordenou aos seus assessores para avançarem rapidamente com um plano para cortar a taxa do imposto sobre o rendimento das sociedades para 15 pct de 35 pct, disse um funcionário da administração de Trump na segunda-feira. dos 11 principais sectores do S&P 500 sobem, com o sector dos materiais .SPLRCM e o sector financeiro .SPSY a mostrarem o melhor desempenho.

Os lucros melhores do que o esperado da McDonald's MCD.N e Caterpillar CAT.N ajudaram o Dow a superar outros grandes índices de Wall Street.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 20:57

FC Porto vs Feirense - Online

Domingo, 23.04.17

Se desejar ver o jogo entre o  FC Porto  e o Feirense, a contar para a 30ª Jornada da Liga, clique num dos links abaixo indicados.

 

  Transmissão agendada para as 20:15

 

 

 

Link:»»»   FC Porto vs Feirense

Link:»»»   FC Porto vs Feirense

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 20:46

Sporting vs Benfica - Online

Sábado, 22.04.17

Se desejar ver o jogo entre o Sporting e o Benfica, a contar para a 30ª Jornada da Liga, clique num dos links abaixo indicados.

 

  Transmissão agendada para as 20:30

 

 

 

Link:»»»  Sporting vs Benfica

Link:»»»  Sporting vs Benfica

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 09:57

Equipa técnica do FC Porto terá o perfil certo para treinar os azuis e brancos?

Quarta-feira, 19.04.17

Depois de ler um post/ que fala sobre a equipa técnica do FC Porto, fiquei com a sensação de que afinal não sou só eu que tenho este tipo de opinião, e que existem mais pessoas que não ficam caladas ao observarem como esta equipa tem mostrado falta de qualidade para treinar os azuis e brancos..!

Para se poderem inteirar daquilo que falo, visitem As "fraldas" de Nuno Espírito Santo e opinem.

Seria bom que a equipa técnica, bem como o sr. presidente Pinto da Costa lessem tal post/.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 20:10

Braga vs FC Porto - Online

Sábado, 15.04.17

Se desejar ver o jogo entre o Benfica e o FC Porto, a contar para a 29ª Jornada da Liga, clique num dos links abaixo indicados.

 

  Transmissão agendada para as 20:30

 

 

 

Link:»»» Braga vs FC Porto

Link:»»» Braga vs FC Porto

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 20:33

Benfica vs FC Porto - Online

Sábado, 01.04.17

Se desejar ver o jogo entre o Benfica e o FC Porto, a contar para a 27ª Jornada da Liga, clique num dos links abaixo indicados.

 

  Transmissão agendada para as 20:30

 

 

 

Link:»»» Benfica vs FC Porto - Online

Link:»»» Benfica vs FC Porto - Online

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 10:47

Todos os contribuintes têm a partir de hoje e até ao final de maio para entregar a declaração de IRS

Sábado, 01.04.17

Todos os contribuintes têm a partir de hoje e até ao final de maio para entregar a declaração de IRS, independentemente do tipo de rendimento que tenham recebido em 2016 ou da forma como o queiram fazer.

 

Este ano, o prazo para a entrega da declaração de Imposto do Rendimento de pessoas Singulares (IRS) será igual para todos os contribuintes, independente do tipo de rendimentos (pensionistas, de trabalho, recibos verdes ou outros) e da entrega da declaração (na Internet ou no papel): entre 01 de abril e 31 de maio.

 

Outra das principais alterações da entrega do IRS este ano, que se refere aos rendimentos de 2016, é o preenchimento automático da declaração para os pensionistas ou trabalhadores por conta de outrem sem dependentes ou ascendentes a cargo.

 

Estes contribuintes vão ter duas opções: o IRS Automático, uma declaração automática de IRS, preenchida com base nos dados conhecidos da AT, e a declaração de IRS (que também terá informação já pré-preenchida).

 

No caso do IRS Automático, o Ministério das Finanças estima que os reembolsos se realizem no prazo máximo de quinze dias após a confirmação da declaração pré-preenchida. Nos restantes casos, as Finanças esperam que o prazo médio de reembolso seja inferior a 30 dias.

 

Estas são duas das principais diferenças da entrega do IRS este ano, que se refere aos rendimentos de 2016, e que tem várias alterações no que diz respeito à forma como será entregue a declaração, mas também nas deduções que os contribuintes podem ter no imposto a pagar.

 

Eis algumas das principais alterações no IRS este ano:

 

Preenchimento automático da declaração de IRS

Para os pensionistas ou trabalhadores por conta de outrem sem dependentes ou ascendentes a cargo, a declaração de IRS passará este ano a ser automática. Isto quer dizer que os contribuintes que entreguem a declaração pela Internet vão encontrar, no Portal das Finanças, a declaração automaticamente preenchida pela Autoridade Tributária.

A declaração vai conter os rendimentos auferidos em 2016 (transmitidos pelas empresas), bem como as despesas efetuadas, que foram introduzidas no e-fatura, estando assim pronta a confirmar e submeter.

 

Os contribuintes vão encontrar também a liquidação do imposto, ao contrário dos anos anteriores em que existia apenas uma simulação.

 

Assim, o contribuinte deve consultar a declaração e garantir que a informação está correta, confirmar e submeter a liquidação, ficando com a sua situação fiscal de 2016 regularizada.

 

Caso considere que há erros, pode corrigi-los manualmente, mas, nesse caso, perde o acesso à informação que foi introduzida automaticamente. No caso das despesas, deverá então introduzir todas as despesas manualmente – devendo guardar as respetivas faturas durante quatro anos.

 

 Declaração conjunta

A partir deste ano, os contribuintes casados e em união de facto podem optar pela tributação conjunta independentemente da altura em que entreguem a declaração de IRS.

 

Em 2015, a tributação conjunta podia ser exercida apenas dentro do prazo de entrega. Caso o queiram fazer, os contribuintes têm dois anos para corrigir a situação fiscal de 2015.

 

Opção pelo englobamento

Este ano os contribuintes podem optar pelo ‘englobamento’, que, segundo explicou Luís Leon, fiscalista da Deloitte, consiste em trocar a taxa especial ou taxa liberatória de 28%, que se aplica aos rendimentos como juros de depósitos bancários, dividendos de sociedades ou rendimentos prediais, pelas taxas normais de IRS que vão de 0% até 56,5%, incluindo a taxa adicional de solidariedade e a sobretaxa de IRS.

 

“Os contribuintes devem fazer todos os anos a simulação da opção pelo ‘englobamento’ para perceber se é vantajosa ou não”, afirmou o fiscalista da Deloitte.

 

Eliminação do quociente familiar e aumento da dedução por dependente

O Governo eliminou o quociente familiar introduzido pelo anterior executivo com a Reforma do IRS e voltou ao quociente conjugal, ao mesmo tempo que aumentou a dedução dos dependentes e ascendentes em 225 euros, o que significa que passa a existir uma dedução fixa de 600 euros por cada dependente e de 525 euros por cada ascendente que viva juntamente com o agregado familiar e cujos rendimentos não excedam a pensão mínima do regime geral.

 

Sobretaxa de IRS

Aos contribuintes que receberam até 7.070 euros em 2016 não vai ser aplicada sobretaxa de IRS, enquanto os que auferiram entre esse montante e até 20.000 euros será aplicada uma sobretaxa de 1%.

 

Os que ganharam entre 20.000 e 40.000 euros vão ter uma sobretaxa de 1,75% e aos trabalhadores que tenham auferido entre esse montante e os 80.000 euros será aplicada uma sobretaxa de 3%.

 

Acima dos 80.000 euros será aplicada uma sobretaxa de 3,5%.

 

Em relação aos rendimentos de 2016, a sobretaxa de IRS será aplicada progressivamente sobre a parte da remuneração que exceda o salário mínimo nacional, quando no passado era de 3,5% para todos os níveis de rendimento.

 

Aumento da dedução em casos de deficiência

Aumento da dedução por dependente com deficiência e por cada ascendente com deficiência que não aufira rendimento superior à pensão mínima do regime geral e que viva em comunhão de habitação com o sujeito passivo, para uma importância igual a 2,5 vezes o valor do IAS de 2016, ou seja, 1.048,05 euros,

 

Despesas do e-fatura

Tal como no ano passado, os contribuintes serão questionados sobre se pretendem aceitar as despesas comunicadas diretamente à AT através do e-fatura (no anexo H, relativo aos benefícios fiscais e deduções).

 

Aqui incluem-se as despesas gerais familiares, que preveem a dedução à coleta correspondente a 35% do valor das despesas suportadas pelos membros do agregado familiar com um máximo de 250 euros por sujeito passivo. É o caso das contas com o supermercado, por exemplo.

 

Além disso, os contribuintes terão a dedução de 15% do IVA suportado por qualquer membro do agregado familiar em despesas com serviços de reparação e manutenção de veículos e motociclos, alojamento e restauração, cabeleireiros e estética. Este ano, pela primeira vez, entram neste bolo as despesas com veterinários e dedução de 100% do IVA gasto com passes sociais.

 

Neste tipo de despesas, a dedução é limitada a 250 euros por agregado, desde que documentado com fatura.

 

Despesas com refeições escolares

As despesas com refeições escolares feitas em 2016 estão fora do e-fatura e devem ser inseridas na declaração de IRS, independentemente da entidade que presta o referido serviço e da taxa de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) aplicada, disse o Ministério das Finanças à agência Lusa.

 

Isto significa que, conforme explicou à agência Lusa o fiscalista Luís Leon, da consultora Deloitte, se os contribuintes quiserem beneficiar destas despesas terão de prescindir de toda a informação que está já pré-preenchida no e-fatura para colocar essa informação – e a das restantes faturas. Recorde-se que, neste caso, terá de guardar as faturas por quatro anos.

 

As despesas com refeições escolares passam a ser consideradas como despesas de educação, independentemente da entidade que presta o referido serviço e da taxa de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) aplicada.

 

Está prevista a dedução de 30% das despesas com educação e formação por cada elemento do agregado familiar, até 800 euros. Inclui, entre outras, despesas com creches, jardins-de-infância, propinas, livros e manuais escolares.

 

Despesas de saúde

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 10:40

Mudança da hora esta madrugada

Sábado, 25.03.17

Para quem andar distraído, convém lembrar que na próxima madrugada, ou seja, 26 de Março, domingo, a hora muda do regime de inverno para o de verão, sendo que em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios são adiantados 60 minutos à 01:00 da manhã, passando para as 02:00, Tempo Universal. Por sua v ez, na Região Autónoma dos Açores, esta mudança é feita à meia-noite do dia 26, passando a ser 01:00 da manhã.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 10:19

Benfica vs Belenenses - Online

Segunda-feira, 13.03.17

Se desejar ver o jogo entre o Feirense e o Benfica, a contar para a 25ª Jornada da Liga, clique num dos links abaixo indicados.

 

  Transmissão agendada para as 20:00

 

 

 

Link:»»» Benfica vs Belenenses - Online

Link:»»» Benfica vs Belenenses - Online

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 16:38



Pesquisar

 


subscrever feeds



Contacto

planetacultural@sapo.pt


Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural

Quantos nos visitaram desde 13FEV2016?