Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!

  • Planeta Cultural

    .......deve ganhar pouco no Real de Madrid e preci...







Astronautas da ISS testam equipamento de proteção planetária

Terça-feira, 24.03.09

 

Antes e depois das caminhadas espaciais da missão STS-119, os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) passaram por uma checagem em busca de micróbios antes de saírem para o espaço e ao retornarem para a Estação.

 

Proteção planetária

 

Este foi o primeiro teste de uma tecnologia de proteção planetária que, um dia, poderá evitar que os humanos contaminem as areias de Marte.

"Nós fizemos os testes utilizando o LOCAD-PTS, um laboratório biológico miniaturizado para viajantes espaciais," conta Jake Maule, coordenador da experiência.

LOCAD-PTS é uma sigla para Lab-On-A-Chip Application Development Portable Test System, um microlaboratório do tamanho de um chip de computador, também conhecido como biochip, capaz de fazer exames biológicos.

 

Mantendo Marte livre de micróbios

 

O teste é uma preparação para uma situação que poderá acontecer no futuro, quando os astronautas, em vez de saírem para uma caminhada espacial em órbita da Terra, saírem para uma caminhada pelas areias de Marte.

Para explorar outros planetas, será necessário que eles se certifiquem de que as potenciais formas de vida do planeta vermelho não sejam contaminadas com microorganismos terráqueos. Um dos grandes objetos das missões exploratórias de Marte será trazer amostras para estudo que estejam absolutamente livres de contaminação.

 

Fungos no espaço

 

O módulo S6, última a parte do núcleo central da ISS, que também foi instalado nesta missão do ônibus espacial Discovery, passou por testes com o biochip antes de ser enviado para o espaço.

O equipamento mostrou a presença de uma pequena quantidade ou de nenhuma bactéria em cada um dos 15 pontos analisados. Contudo, o biochip detectou glucano, um indicador da presença de fungos ao longo das treliças do módulo.

No espaço, o aparelho foi utilizado para analisar as luvas dos astronautas, que foram avaliadas em busca de contaminação antes e depois das caminhadas espaciais.

Os resultados dos testes terão que esperar até que o ônibus espacial retorne à Terra, o que deverá acontecer no próximo sábado, dia 28. Contudo, a NASA afirmou que, uma vez que os fungos foram detectados nas estruturas centrais da Estação Espacial, é muito provável que o resultado da análise das luvas dos astronautas dê positivo na leitura feita depois que eles retornaram da caminhada espacial.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

Publicado por Planeta Cultural às 20:39



Pesquisar

 




Contacto

planetacultural@sapo.pt


Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural

Quantos nos visitaram desde 13FEV2016?