Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Seis filmes portugueses selecionados para o festival de Toronto

29.08.12, Planeta Cultural

Seis filmes de produção portuguesa, entre os quais "Tabu", de Miguel Gomes, e "O grande Kilapy", de Zézé Gamboa, integrarão em setembro o Festival de Cinema de Toronto, no Canadá, informou o Instituto do Cinema e Audiovisual.


O festival de Toronto, que decorrerá de 6 a 16 de setembro, é considerado um dos mais importantes da América do Norte e não tem secções competitivas, havendo apenas prémios atribuídos pelo público e pela crítica.

Este ano foram selecionadas seis produções portuguesas para várias secções, como "As linhas de Wellington", de Valeria Sarmiento - que está em competição em Veneza -, e que terá em Toronto uma apresentação especial.

Na secção dedicada aos mestres do cinema estará "O Gebo e a Sombra", de Manoel de Oliveira, que se estreará em Portugal a 27 de setembro.

O realizador angolano Zézé Gamboa apresentará a longa-metragem "O Grande Kilapy", com produção de Fernando Vendrell, na secção "Cinema Contemporâneo do Mundo".

"O Grande Kilapy" tem argumento de Luís Alvarães e Luís Carlos Patraquim, foi rodado em Potugal, Brasil e Angola, e é um filme de época baseado em factos reais, passado no período colonial, entre os anos 1960 e 1970, centrando-se num "playboy" angolano que desvia dinheiro do Estado português para sustentar os seus vícios.

Zézé Gamboa volta a Toronto depois de ter apresentado lá a primeira longa-metragem, "O herói", em 2004, um ano antes de ter sido premiado no Festival de Cinema de Sundance, nos Estados Unidos.

De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual, Fernando Vendrell estará presente no festival no âmbito do "Producers Lab", um encontro de produtores europeus.

Em Toronto será ainda apresentado "Tabu", o premiado filme de Miguel Gomes, que terá distribuição comercial nos Estados Unidos e Canadá, e a curta-metragem "Zwazo", que Gabriel Abrantes apresentou este ano no festival de Locarno.

No festival canadiano estará também "A última vez que vi Macau", filme de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.

O filme, que cruza histórias pessoais dos dois realizadores, com Macau em pano de fundo, mereceu uma menção especial do júri no festival de Locarno e abrirá em outubro o DocLisboa.

"Tabu", "Zwazo" e "A Última Vez Que Vi Macau" estarão presentes na secção "Wavelengths" do festival de Toronto.



Se desejar visitar a fonte da informação clique aqui

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.