Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Cães protegem bebés de algumas infeções

09.07.12, Planeta Cultural

Os bebés que têm contacto com cães têm menos infeções nos ouvidos e doenças respiratórias do que aqueles cujas casas não tem qualquer animal de estimação, conclui um estudo divulgado hoje pela France Press.

O estudo, publicado na revista Pediatrics, não explica por que razão isso acontece, mas sugere que o contacto com um animal que passa uma parte do dia no exterior pode reforçar o sistema imunológico da criança no seu primeiro ano de vida.

O menos acontece com as crianças em contacto com gatos, embora o efeito observado pelos investigadores seja menor.

Os investigadores observaram 397 crianças finlandesas, entre as nove e as 32 semanas de vida, cujos pais foram anotando diariamente o estado de saúde dos seus filhos.

Em geral, as crianças cujas casas tinham cães ou gatos tiveram 30% menos de sintomas de doenças respiratórias - como tosse, rinite e febre – e cerca de metade de probabilidades de desenvolver infeções nos ouvidos.

A proteção mais eficiente foi observada em crianças que tiveram um cão presente dentro de casa até seis horas por dia, em comparação com aquelas que não tiveram contacto com os animais ou cujos cães estavam no exterior da casa.

“Acreditamos que o contacto com os animais pode ajudar a fortalecer o sistema imunitário, traduzindo-se em respostas imunitárias mais eficientes e a períodos mais curtos de infeção”, explicaram os especialistas do Hospital Universitário de Kuopio, na Finlândia.

 

 

 

Para visitar a fonte da informação, clique aqui